segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Ministério da Saúde amplia assistência odontológica em Pernambuco


             A inauguração do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) de Limoeiro,  é mais uma etapa na expansão do Programa Brasil Sorridente em Pernambuco. O estado, que já possui 41 CEO’s instalados, contará com mais oito unidades até o final de 2010. Serão construídos novos centros em Recife, Água Preta, Cedro, Gravatá, Jupi, Petrolândia, Pombos e Ribeirão. Somente no ano passado, o Ministério da Saúde investiu R$ 3,3 milhões na construção e/ou manutenção de atividades de CEO’s em Pernambuco.

               Pernambuco é um dos estados onde mais temos avançado na implantação do Brasil Sorridente”, destaca o coordenador nacional de Saúde Bucal do Ministério da Saúde, Gilberto Pucca, que participou da inauguração do CEO de Limoeiro. Os centros são uma etapa complementar ao trabalho executado pelas Equipes de Saúde Bucal (ESB). Primeiro, os usuários do sistema são atendidos por esses profissionais. Eles são responsáveis pelo atendimento básico e acompanhamento e, quando necessário, encaminham os pacientes para procedimentos especializados nos CEO’s. 


            Nos centros de especialidades são ofertados tratamento de canal e de gengiva, atendimento a pacientes com necessidades especiais, cirurgia oral de menor complexidade e diagnóstico de câncer bucal, entre outras especialidades. As ações das ESB, dos CEO’s e a adição de flúor nas águas das redes de abastecimento público são os três principais eixos de ação do programa Brasil Sorridente. 
           As novas unidades estão em fase de implantação pelo Ministério da Saúde e fazem parte da estratégia de universalização de acesso ao atendimento odontológico no Brasil. De 2004 a 2009, o número de CEO’s aumentou 708% em todo o país. No ano passado, o investimento do MS foi de R$ 71 milhões para 808 unidades. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário