segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Divisôes principais da prótese dentaria:

                                                   · Prótese total
       Prótese Total é o nome da prótese dentária, que substitui artificialmente os dentes perdidos de toda uma arcada dentária, inferior, superior ou ambas, sendo este o termo utilizado pelos profissionais da odontologia e ´Tecnicos em Prótese dentaria, sendo eles que confeccionam as próteses a partir de modelos feitos pelos dentistas. Em linguagem popular é conhecida por dentadura.
            ·    Prótese dentária fixa     


Por excelências as próteses dentárias fixas são as coroas e as pontes:
   As coroas são capas cerâmica ou metálicas utilizadas para substituir a capa original de um dente       quando ainda resta uma parte dele.
Já as pontes são coroas que se apoiam em outros dentes, quando não resta sequer um pedaço original 
        
             
         
      


         Prótese Dentária Removível
         É a maneira mas económica de devolver ao paciente suas funções mastigatórias, nem sempre tão estética, mas funcional.                       

        ·  Aparelhos ortodônticos e  ortopedicos

      
                                    



         O Bionator, é um aparelho funcional desenvolvido por Balters, e é especialmente indicado nos tratamentos das Classes II de Angle , em pacientes portadores de mordidas profundas . é bem aceito pela maioria dos pacientes.
Suas principais indicações em ortopedia são:



* Eliminar a deflexão da musculatura labial por vestibular.
* Melhorar o relacionamento entre o lábio superior e o inferior
* Eliminar os traumas sobre a mucosa palatina, decorrentes dos contatos das bordas incisais dos dentes anteriores inferiores sobre a mucosa localizada no terço anterior do palato.
* Corrigir a retrusão mandibular bem como o mau posicionamento lingual dela decorrente.
* Permitir a obtenção de um plano oclusal adequado, em decorrência da instalação de um escudo para a língua e a musculatura da bochecha.
* Obter um selamento bucal anterior, fazendo com que a porção posterior da língua fique em contato com a região do palato mole.
* Aumentar o espaço fisiológico intrabucal de forma a melhorar as funções mastigatórias e fonadoras.


          De acordo com Balters os pontos essenciais do tratamento são:

* 1. conseguir o fechamento dos lábios e trazer o dorso da língua em contato com o palato mole;
* 2. aumentar o espaço oral e treinar sua função;
* 3. trazer os incisivos para um relacionamento bordo a bordo;
* 4. realizar alongamento da mandíbula, que por sua vez, aumentará o espaço oral, tornando possível, uma melhor posição da língua;
* 5. Conseguir um melhor relacionamento dos maxilares, da língua e da dentição, como também dos tecidos moles circundantes.

*




             É indicado também para tratar sequelas decorrentes de hábitos de sucção, e também em casos de briquismo.





           É um reeducador de funções , tem um arco labial, que termina com laço que separa o buccinador, um arco lingual , este só servirá para posicionar a língua , deve ter-se em conta o plano de articulação, seus dentes de apoio são os pré-molares superiores, os bloqueios produzidos pela mordida construtiva leva em conta os pontos de impressão.


          IMPORTANTE 

  Em todas suas classes, o bionator não é seccionado ao meio, o arco lingual atua como elemento NÃO de expansão e NEM de união , pois é um EXERCITADOR rígido para língua ( posicionador lingual).



         No bionator o arco labial deve ser por todo igual , o arco lingual com forma de Coffin deverá estar colocado o mais perto do palato , a extensão de acrílico será de acordo a classe que corresponda.


Aparelho básico:



         O arco labial deve roçar as bordas incisais superiores e o arco lingual , similar a mola Coffin , é colocado em zona do palato.


Aparelho protetor:



           Este modelo está indicado nos casos de mordida aberta , o arco labial deve estar colocado no centro da mordida e separado dos dentes a fim de que se possa ficar entre os lábios, neste modelo se deverá fazer um câmara de ar , se colocara uma lâmina de cera fina em área palatina dos dentes superiores e da papila , na área dos dentes inferiores anteriores pela lingual se fará pequeno alívio a fim de facilitar a passagem de ar.O arco igual é igual ao básico.



Aparelho inversor:


               Este aparelho é indicado para classe III (PROGENIE) , o arco labial deve ser colocacado no terço incisal inferior e o arco lingual deve estar colocado em área palatina porém em forma invertida em relação aos anteriores, neste aparelho se deverá fazer um alívio na zona dos incisivos inferiores, a fim de que o acrílico não toque nos dentes.


Considerações gerais:


           A estrutura de acrílico pela lingual deve chegar apenas sobrepassando os colos dentários inferiores e sua extensão deve ser do último molar ao último molar do lado oposto , sua extensão superior será de mesial de primeiro premolar ao último molar erupcionado, de cada lado. O fios de aço devem ter curvas suaves , sem marcas, a entrada do arame na estrutura de acrílico deverá ser feita pelo centro do espaço interdentário livre , para não interferir um futuros desgastes no acrílico para erupção de elementos dentais.


           O arco lingual deve entrar no acrílico a nível de pré-molares e deve a dobrar-se em direção ao palato.








                                        
           A Prótese bucomaxilofacial (ou bucomaxilo facial) é uma especialidade da ontologia doque visa a reabilitação de pessoas portadoras de deformidades faciais através de protese, permitindo o retorno do paciente ao convívio e rotina social normal.
         Essas próteses podem ser oculares, de orelha, de nariz, de maxi, de mandibula e dentes pois o especialista em prótese buco maxilo facial atua na reabilitação estética e/ou funcional de todo o vicerocrânio (parte do cranio que estão os órgão como o olho, orelha, nariz e boca).

            Podem ser fixadas na área facial a ser reabilitada com adesivos específicos para este fim, implantes osseo integrados com sistema magnético prótese-implante, métodos permitem a remoção da prótese em qualquer momento trazendo mais conforto ao paciente.
            Existem diferentes modalidades dentro da face. Atualmente são confeccionadas em silicone, material que melhor reproduz a epiderme humana em suas propriedades e permite excelente pigmentação, permitindo um resultado mais estético.