segunda-feira, 1 de agosto de 2011

HISTÓRICO DA PRÓTESE DENTAL


   2.500 anos a.C., fenícios e egípcios:  dentes humanos e de animais que, recortados, eram fixados, por meio de fios de ouro, aos dentes remanescentes.     
     Durante séculos os artesãos das cortes construíram “peças protéticas” utilizando marfim esculpido, procurando a forma e contorno de dentes naturais.
   Somente em 1597, GUILHERMEAU, tenta a confecção de dentes artificiais utilizando resinas naturais; no entanto não obtêm resultados satisfatórios.
   A primeira Prótese total  que  se tem notícia foi construída de um  pedaço  de  molar  de  hipopótamo. Era uma prótese Inferior  e foi feita por Antón Nuck em  1692.
   A Prótese total nasceu  para o mundo como ciência e arte em 1728, no livro “Le Cirurgien Dentiste”, escrito por Pierre Fouchard, que também foi o criador do título “Cirurgião- Dentista”.

E  AQUI NO BRASIL?

TIRADENTES
   Joaquim José da Silva Xavier ficou órfão de pai e mãe muito novo, foi morar com seu padrinho Sebastião, que era cirurgião.           Aprendeu o ofício de dentista e farmacêutico.
   Além de muito habilidoso a operar, esculpia dentes em marfim e em ossos de canela de boi para substituir dentes perdidos, numa época em que muitos cirurgiões se recusavam a intervir na cavidade oral, onde os riscos de morte por infecção e hemorragias eram muito grandes .
   Até então, os dentes artificiais eram apresentados em blocos sólidos de porcelana, sem nenhuma possibilidade de individualização. Somente em 1830, GUISEPPANGELO FONZI, dentista italiano, inventa os dentes isolados em porcelana, causando uma verdadeira revolução nas técnicas de construção de próteses.
   SAMUEL S. WHITE leva esses conhecimentos para os E.U.A., fundando, em 1844, a S.S.White e difundindo o uso de dentes artificiais em porcelana.
    Dentro do complexo saúde, a perda total dos dentes acarreta problemas de ordem psicológica, fisiológica e social, portanto a verdadeira função da Prótese Total é:
 reabilitar o paciente devolvendo além da função mastigatória, a estética, a fonética, a auto-estima e o seu completo bem-estar.
   Sua confecção deve ser feita por profissionais que possuam conhecimento anatomofisiológico, para analisar e planejar o tratamento necessário da cavidade oral que irá receber a prótese, tanto na fase clínica (CD) quanto na laboratorial (T.P.D.).
   O nome de prótese mucososuportada se deve ao fato dela se apoiar somente em tecidos fibromucosos que recobrem o osso alveolar.

Prótese Total


"Devemos ter sempre em mente que o campo sobre o qual apoiamos nossos aparelhos protéticos, não é estável ou fixo, porém sujeito a contínuas alterações, no espaço e no tempo”.